segunda-feira, 17 de junho de 2013

Um livro para a cabeceira

Uma das coisas que mais tem me incomodado nesse processo de cura tem sido a dificuldade em lidar com a minha  própria agressividade aprendida.
Sempre tive uma visão negativa da raiva por sempre associá-la à agressão, ao descontrole, pois foi assim que a conheci na minha infância. Mas o que acabei por me dar conta foi que justamente essa raiva trouxe os sentimentos de repulsa ao tratamento que recebi e que me fizeram procurar uma mudança e defender-me.
De fato, a raiva por si só é um sentimento necessário para a aprendizagem emocional, mas às vezes o medo de extrapolar esse sentimento me assola.
Sei que é um trabalho para a vida toda, procurar dosar esse equilíbrio de sentimentos e ensiná-los aos meus filhos de uma forma saudável, para que eles não tenham a mesma dificuldade que tenho hoje.

Um livro tem me ajudado muito nesse trabalho e me dado um fundamento seguro. É do psicólogo John Gottman, Inteligência Emocional e a arte de educar nossos filhos. Ao contrário de livros com conselhos e reflexões vagas e por vezes infundamentadas, esse livro foi resultado de anos de pesquisa e tem se mostrado muito prático para a relação pai-filho, tanto nas atitudes dos filhos como dos pais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário